Protocolo de Seguimento para Pacientes com T21
- Dra. Larissa Costa
- 7 de mai.
- 2 min de leitura
Eu preparei esses dois documentos para auxiliar no seguimento dos pacientes que têm síndrome de Down. Um dos documentos, refere-se ao segmento e acompanhamento que os pacientes precisam realizar, no qual eu me baseei nas três principais referências que eu utilizo no meu dia a dia:
Bull MJ, et al. Health Supervision for Children and Adolescents With Down Syndrome.
Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (Ministério da Saúde) .
Diretrizes de Atenção à Saúde de Pessoas com Síndrome de Down (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Vale lembrar que cada criança é única, cada indivíduo é único, e pode ser que o seu médico, que te acompanha mais de perto, tenha algumas adaptações para fazer a esse seguimento — isso é uma sugestão. E embaixo, no rodapé da tabela, tem as referências, caso o profissional que é consultar também.

E a segunda tabela, refere-se a alguns marcos do desenvolvimento, que foram avaliados especificamente para pessoas como síndrome de Down. Então a gente vai ter a idade em meses, na qual 5% da população com síndrome de Down adquire aquele determinado marco, a média e a idade na qual 95% da população com síndrome de Down vai estar fazendo aquele determinado marco do desenvolvimento.
Isso é muito importante para a gente poder acompanhar de forma mais personalizada o desenvolvimento desse indivíduo. Porque a gente sabe que as pessoas como síndrome de Down têm um tempo diferente de adquirir os marcos de desenvolvimento, quando a gente compara com as pessoas que não têm síndrome de Down.
Mas isso não significa que a gente vai achar correto e achar normal um atraso que pode do que está ali naquela tabela — de novo: eu coloquei alguns dos marcos e, embaixo (no rodapé da tabela), tem a referência do artigo, no qual o profissional de saúde que te acompanha, pode acessar o artigo completo e verificar os demais marcos do desenvolvimento.
Winders P, et al. A schedule of gross motor development for children with Down syndrome. J Intellect Disabil Res. 2019 Apr;63(4):346-356.PMID: 30575169.
Se este tipo de conteúdo é útil para você, deixe-me saber fazendo um comentário logo abaixo. Isso me ajudará a trazer melhores informações nos meus meios de comunicação.
Dra. Larissa Costa
A Médica Geneticista
Comments